Soroban (そろばん) é o nome dado ao ábaco japonês utilizado como ferramenta para realizar cálculos matemáticos, originou-se do suanpan (ábaco chinês), introduzido ao Japão no final do século XVI.

Antigamente, saber manusear o soroban era uma habilidade essencial para as pessoas  trabalharem em escritório, porém, devido à introdução das calculadoras, seu uso foi caindo. Mas apesar disso, muitas escolas ainda ensinam o manejo do soroban devido aos seus benefícios no aprendizado e desenvolvimento das crianças.

Uso do soroban

O soroban consiste em uma moldura de madeira retangular com hastes verticais recheadas de contas deslizantes e uma barra divisória fixa horizontal. O ábaco japonês padrão usado atualmente possui 23 hastes com cinco esferas cada, um acima da barra e quatro abaixo.

Utilizando o sistema decimal para realizar cálculos, cada haste representa uma casa (unidade, dezena, centena) e a conta acima da barra representa “5” e cada uma abaixo da barra representa “1”.

Para representar os números, se empurra as contas com o valor equivalente ao número para o meio, em direção da barra.

Crédito: Ginástica do Cérebro

Benefícios do soroban

Pelo soroban proporcionar uma representação física dos números, ele ajuda crianças em fase de aprendizado a se familiarizar e entender melhor os números, e ajuda a realizar contas matemáticas com maior velocidade e precisão. Além disso, sua prática desenvolve inúmeras habilidades, como:

• Concentração
  • Disciplina