Meu nome é Victor Tsuda, sou estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e atualmente estou desenvolvendo um projeto científico em metabolismo celular e soft matter na Universidade de Harvard. Estar em um hotspot científico é uma experiência muito enriquecedora por permitir diversas vivências profissionais e contato com várias áreas da ciência de ponta.
Cheguei até aqui por uma parceria entre a FMUSP e Harvard, passando por um processo seletivo com avaliação de currículo, entrevistas e redações. Essas redações são como cartas que explicam para os professores dos laboratórios nos Estados Unidos quais são seus interesses em ciência e quem você é. Essa segunda parte vem de uma construção pessoal e acadêmica muito valiosa, e que acredito derivar de várias vivências importantes que tive. Passei por diversos colégios, sendo o Mirassol o primeiro. Ainda que muito novo para me lembrar sobre matérias e aprendizados dessa época, o Mirassol promoveu um ambiente familiar e de importantes vínculos, com eventos de confraternização como o Undokai. Desde esse tempo até hoje coletei mais experiências, que guardam minha trajetória. Cada caminho trilhado é único, o que faz muitas universidades no exterior valorizarem, além do puro conhecimento teórico, a história e vivências de seus alunos.

Atenciosamente,
Victor. M. K. Tsuda