(11) 5573-9175 • (11) 5575-6314 • (11) 5573-8940 canaldireto@colegiomirassol.com.br

Imagem info INF

A Educação Infantil e o 1º Ano, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 06 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, social e religioso, complementando a ação da família e da comunidade.

Partindo-se da concepção de que a criança é um ser social que nasce com capacidade afetiva, emocional e cognitiva, o Colégio Mirassol tem como sua meta a socialização da criança por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem nenhuma discriminação, valorizando a consciência cívica e humanística.

Desenvolvimento da identidade e autonomia estão intimamente relacionadas com o processo de socialização cujo propósito educacional é a ampliação dos laços afetivos da criança com as outras crianças e com os adultos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprio. Assim será garantida a aprendizagem significativa, de modo que a criança possa construir seu conhecimento.

Por meio de um processo constante de idas e vindas, avanços e recuos as crianças constróem ideias provisórias ampliando-as e modificando-as, aproximando-se assim gradualmente de conceitos cada vez mais precisos.

Os valores, as normas e atitudes serão trabalhados através de conteúdos, levando-se em consideração que a função básica desta etapa de ensino é a socialização.

Para que as crianças possam compreender a realidade e enriquecer sua percepção sobre ela, os conteúdos serão trabalhados de forma interdisciplinar. Essa integração possibilita que o conteúdo seja analisado por diferentes aspectos sem fragmentá-lo, tornando a aprendizagem significativa para as crianças e permitindo que elas estabeleçam relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem.

Estimular a criança a resolver problemas é uma forma de incentivá-la a produzir novos conhecimentos a partir dos que ela possui em integração com os novos desafios.

Metodologia, Estratégia e Objetivos

O Professor será agente facilitador do processo ensino-aprendizagem, estimulando o raciocínio lógico e a capacidade da elaboração de conceitos pelo aluno, que será sujeito do seu próprio conhecimento, levando em consideração sua experiência de vida.

A pesquisa e renovação dos métodos de ensino por parte da Equipe Pedagógica devem ser constantes, assegurando assim aos alunos um ensino de qualidade.

Dessa forma, por meio do projeto pedagógico e o constante trabalho interdisciplinar esperamos que nosso aluno seja capaz de:

  • ampliar o uso da linguagem para elaborar e compreender textos orais e escritos;
  • valorizar a leitura e utilizar a linguagem como um meio para a aprendizagem;
  • compreender o exercício da cidadania, adotando atitudes de solidariedade, cooperação e respeito pelo seu próximo;
  • desenvolver o senso crítico;
  • resolver problemas desenvolvendo formas de raciocínio e processos de dedução e indução;
  • compreender a natureza como um todo dinâmico que inclui o homem como agente de mudança;
  • identificar o próprio grupo e suas relações com os outros;
  • estabelecer relações equilibradas e construtivas com os outros;
  • conhecer a organização do espaço geográfico e da natureza para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar;
  • expressar-se em artes, articulando a percepção, a imaginação, a emoção e a reflexão;
  • conhecer e cuidar do seu corpo, valorizando e adotando hábitos de higiene saudáveis.

Nosso propósito educacional é formar, por meio de um ensino multidisciplinar líderes que sejam competentes, conscientes e comprometidos com o exercício pleno da cidadania.

O nosso corpo docente vê a educação como importante fator de compromisso, respeito ao aluno e responsabilidade profissional.

É necessário garantir aprendizagens significativas que possibilitem a interdisciplinaridade, vendo os alunos como um todo afetivo, emocional e cognitivo.

Desse modo, a aprendizagem se dá mediante a integração entre as diversas áreas do conhecimento, permitindo ao professor uma visão global do seu aluno.

A equipe pedagógica está comprometida com o processo ensino-aprendizagem e capacitada a atender o aluno e sua família, buscando oferecer à comunidade uma educação de qualidade.

Acompanhamento e avaliação dos alunos

A avaliação do aproveitamento escolar é realizada em processo contínuo, integral e cumulativo, dando-se preponderância aos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

A avaliação traduz-se em um conjunto de ações que visam orientar a intervenção pedagógica no sentido de melhorar a aprendizagem do aluno.

Inclusos na mensalidade:

  • Princípios Cristãos
  • Inglês
  • Japonês
  • Arte
  • Origami
  • Música
  • Culinária
  • Informática (a partir dos 4 anos)
  • Educação Física