Imagem info FUND

Proposta Pedagógica, Metodologia, Estratégias e Objetivos

O Ensino Fundamental I e II (2º ao 9º ano) tem por objetivo possibilitar aos alunos a interdisciplinaridade entre os conteúdos curriculares, estimulando o hábito de pesquisa e a socialização do conhecimento, onde o professor será o agente facilitador do processo ensino-aprendizagem, estimulando o raciocínio lógico e a capacidade da elaboração de conceitos pelo aluno, que será sujeito do seu próprio conhecimento, levando em consideração sua experiência de vida.

Com o constante trabalho interdisciplinar esperamos que nossos alunos sejam capazes de:

• Desenvolver habilidades e hábitos de aprendizagem e de estudo e da relação com o aprender;
  • Desenvolver a criatividade e o interesse ao questionamento, a sistematização das habilidades investigativas;
  • Aprimorar a compreensão e habilidades no uso dos conhecimentos e sua adequação às situações e contextos sociais;
  • Desenvolver a confiança, a auto-estima e segurança nas capacidades pessoais de produção e de comunicação em diferentes formas de comunicação;
  • Compreender o exercício da cidadania, adotando atitudes de solidariedade, cooperação e respeito pelo seu próximo;
  • Desenvolver o senso crítico;
  • Ampliar o uso da linguagem para elaborar e compreender textos orais e escritos;
  • Compreender a natureza como um todo dinâmico que inclui o homem como agente de mudança;
  • Expressar-se em artes, articulando a percepção, a imaginação, a emoção e a reflexão;
  • Estabelecer relações equilibradas e construtivas com os outros;
  • Utilizar recursos de informática nas diferentes áreas disciplinares;
  • Realizar trabalhos em grupo, dramatizações, pesquisas, relatórios e outras atividades.

Nosso currículo envolve os aspectos científico, humano e ético, fazendo uso de estratégias que propiciem o pensamento lógico, criativo e crítico. Desse modo a aprendizagem se dá mediante a integração entre as diversas áreas de conhecimento, permitindo ao professor uma visão global do seu aluno. Nosso propósito educacional é formar, por meio de um ensino multidisciplinar, líderes que sejam competentes, conscientes e comprometidos com o exercício pleno da cidadania.

Os Profissionais

Nosso corpo docente é formado por professores com nível superior, especialização, pós-graduação e mestrado em suas áreas de atuação.

Nosso corpo docente vê a educação como importante fator de compromisso, de respeito ao aluno e de responsabilidade profissional.

Salas de Aula

O número reduzido de alunos em sala de aula permite um trabalho mais próximo do educando, primando assim a qualidade de ensino do Colégio Mirassol.

Plantões de Dúvida

O Colégio Mirassol tem ao longo da semana Plantões de Dúvidas para aqueles alunos que querem um esclarecimento nos conteúdos que possuem dificuldade.

Acompanhamento e Orientação do Aluno

O Colégio Mirassol dispõe de uma psicóloga e de uma orientadora educacional que acompanha e orienta tanto o aluno quanto a sua família, assim como o encaminha para profissionais quando necessário para um melhor desenvolvimento no processo de aprendizagem.

Avaliações

O ano letivo é distribuído em bimestres, e ao longo destes são realizadas diversas atividades que compõem as avaliações qualitativas e quantitativas para a média bimestral.

Simulados

Durante o ano letivo os alunos do 6º ao 9º ano participam de simulados preparados pelos professores, já vivenciando o momento de um vestibular no futuro, além da revisão do conteúdo.

Aulas Especiais

• Robótica
  • Projeto “Exercite sua Cuca”

Inclusos na mensalidade:

• Princípios Cristãos
  • Projeto Leitura e Redação (6º ao 9º ano)
  • Inglês
  • Japonês
  • Espanhol (6º ao 9º ano)
  • Arte
  • Origami (2º ao 5º ano)
  • Culinária (2º ao 5º ano)