(11) 5573-9175 • (11) 5575-6314 • (11) 5573-8940 canaldireto@colegiomirassol.com.br
11 de Outubro de 2019

Misericórdia

Leitura Bíblica: Rute 2.14-23

Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia (Mt 5.7).

A qualidade de Rute que mais impressionou Boaz foi sua misericórdia para com a sogra. As relações de sogra e nora servem muito aos piadistas, mas este caso era diferente. Rute era moabita, um povo que não era bem-visto pelos israelitas, mas, depois de ficar viúva, acabou acompanhando a sogra quando esta decidiu retornar para sua terra natal. Passou a cuidar dela como se fosse sua mãe, e Noemi, por sua vez, tratava-a como filha. Logo no início da interação entre Boaz e Rute, Noemi já desconfia do interesse de Boaz por sua nora, embora não haja nenhuma indicação sugerindo que ela fosse bonita. Ele acaba traindo seu interesse quando confessa: “Fiquei sabendo de tudo que você fez por sua sogra” – se lhe contaram, é porque ele buscou saber. Assim, reconhece que ficou impressionado com suas atitudes e sentiu-se impelido a também tratá-la com a mesma bondade, como se vê pela leitura bíblica de hoje.

A misericórdia é uma virtude com resultados duradouros. Em Mateus 1.5 encontramos o nome de Rute na genealogia de Jesus. Muitos séculos se passaram desde sua morte, e ela continuava sendo lembrada. A misericórdia tem alcance em honra e glória muito maior que a própria justiça. A Bíblia registra muitas ações misericordiosas, mas a maior delas realizou-se em benefício da humanidade inteira e foi planejada antes da criação do universo: o sacrifício de Cristo por nós pecadores. Os resultados deste ato de misericórdia serão eternos.

Para nós, vale a instrução de Jesus reproduzida no verso em destaque. Misericórdia não só traz benefícios duráveis, mas também reverte para a própria pessoa que a exerce. Portanto, não tema demonstrar misericórdia ao próximo, pois você mesmo será beneficiado por isso. Ao mesmo tempo, também dá para inverter a lógica: quem já recebeu misericórdia será feliz ao passar esse presente adiante. – Manoel de Jesus The

O caminho mais curto para receber misericórdia é demonstrá-la ao próximo.

Misericórdia