(11) 5573-9175 • (11) 5575-6314 • (11) 5573-8940 canaldireto@colegiomirassol.com.br

SOPE

Palavra da Orientadora Educacional   Palavra da Psicóloga   Palavra da Pediatra   Palavra da Enfermeira   Palavra da Nutricionista   Palavra do Oftalmologista

O que é o SOPE?

O Colégio Mirassol, preocupado com o desenvolvimento integral de seus alunos criou o SOPE. O Setor de Orientação aos Pais e Educandos é entendido como um processo dinâmico e contínuo que possibilita e estimula o aluno a desenvolver-se em todos os aspectos: intelectual, físico, social, moral, ético, cristão, político, educacional e vocacional.

Integrado à Coordenação Pedagógica e ao Corpo Docente, o Setor de Orientação aos Pais e Educandos é responsável por:

  • Realizar intervenções preventivas.
  • Cooperar com o corpo docente, estando sempre em contato com ele, auxiliando-o na tarefa de compreender o comportamento do grupo e de cada aluno.
  • Promover a integração família e escola orientando pais e educadores.
  • Organizar dados referentes aos alunos por meio de fichas individuais, cumulativas e relatórios periódicos.
  • Desenvolver atividades de hábitos de estudo e organização.
  • Tratar de assuntos atuais e de interesse dos alunos integrando-os às diversas disciplinas.
  • Contribuir na análise e intervenção do clima educacional.
  • Participar de programas de orientação com a finalidade de contribuir no processo de escolha de atividades extracurriculares e recreativas.
  • Atender os alunos individualmente, sempre que necessário, para análise e reflexão dos problemas encontrados em situações de classe, intervalos, desempenho escolar, relacionamento com os colegas, respeito aos professores e funcionários.
  • Despertar no aluno o respeito pelas diferenças individuais, o sentimento de responsabilidade e autonomia.
  • Esclarecer quanto às regras referentes ao cumprimento das normas do Colégio.
  • Avaliar os resultados quantitativos e qualitativos dos alunos junto à coordenação e corpo docente e intervir, se necessário, para possíveis encaminhamentos.
  • Analisar as características da criança com necessidades educativas especiais para orientar a aplicação de programas especiais de ensino.
  • Entrevistar pais ou responsáveis para troca de dados e informações acerca do aluno.
  • Propiciar aos pais o conhecimento de características do processo de desenvolvimento psicológico da criança, verificando variáveis externas que estejam interferindo em seu comportamento.
  • Refletir com os pais o desempenho de seu filho na escola e fornecer-lhes as observações sobre a integração social do aluno.