O MUNDO FANTÁSTICO DA TABELA PERIÓDICA

“Desde a criação do mundo, as qualidades invisíveis de Deus, ou seja, o seu poder eterno e a sua natureza divina, são vistas pelos homens claramente.” Romanos 1:20a

JUSTIFICATIVA:

Os elementos químicos têm papel vital em nossa vida cotidiana, no planeta e na estruturação da produção industrial, mas geralmente não prestamos atenção neles.  Não é fácil acreditar que seja possível dividir esse complexo sistema em 118 elementos.

A tabela periódica surgiu no século XIX com o intuito de analisar as propriedades dos metais e não metais presentes na natureza. O modelo em vigor foi elaborado pelo químico russo Dmitry Ivanovich Mendeleyev. A proposta de um quadro contendo os elementos químicos que evidenciasse a periodicidade e as suas propriedades foi uma das grandes contribuições para a sistematização dos conhecimentos da época sobre as propriedades físicas e químicas das substâncias formadas pelos elementos químicos.

Queremos desenvolver com os nossos alunos, como esses elementos participam nas manifestações culturais, econômicas, fontes de soluções para os desafios globais nas áreas de energia, educação, agricultura, saúde, sustentabilidade e políticas da sociedade moderna, além de celebrar como a tabela  evoluiu nos últimos 150 anos.

OBJETIVOS:

• Fornecer subsídios para que os nossos alunos desenvolvam um olhar crítico que transcenda a sala de aula, sendo capaz de aplicar à vida cotidiana os conceitos assimilados, de modo significativo e consciente.
  • Aprofundar, por meio da pesquisa, o conhecimento dos elementos químicos buscando informações que permitam aos alunos entender a importância destes na natureza e para o ser humano.
  • Desenvolver ações que evidenciem a consciência sustentável, estabelecendo a análise do tema nas disciplinas.
  • Desenvolver as habilidades, bem como a criatividade dos alunos, para novas invenções.

DESENVOLVIMENTO:

• Criar um conjunto de práticas e ensinamentos que ocorram dentro do âmbito escolar, voltadas ao tema.
  • Fundamentação do projeto em todos os níveis: Educação Infantil, Fundamental I e II, por meio de pesquisa em diversas fontes e recursos.
  • Realização de discussões acerca dos assuntos abordados em sala, estudo do meio e eventos alusivos ao projeto.
  • Desenvolvimento da autonomia, da criatividade, das relações interpessoais e do espírito cooperativo, respeitando as diferenças, aprendendo a trabalhar em grupo e dividindo funções.
  • Aplicação de estratégias envolvendo toda a comunidade escolar, despertando a importância do tema.
  • Pesquisas/Debates.

CONCLUSÃO:

Nosso atual modo de vida é sustentado pelo uso e pelo conhecimento que temos dos elementos. Pode não parecer, mas os elementos são responsáveis pelas partes mais básicas do mundo moderno.

Tudo é criação de Deus e Ele dá sabedoria e inteligência ao homem para criar e desenvolver métodos que contribuam para a formação e qualidade de vida ao ser humano.

Lembrando que os alunos de hoje serão os responsáveis pelas ações econômicas, sociais, políticas e administrativas do futuro e nós, como educadores, devemos acreditar, praticar, motivá-los para que os bons resultados sejam colhidos.

Em todas as atividades da escola trabalharemos em cima desse projeto pedagógico, inclusive nos eventos durante este ano.