(11) 5573-9175 • (11) 5575-6314 • (11) 5573-8940 canaldireto@colegiomirassol.com.br

Leitura Bíblica: Mateus 16.1-12

Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga­‑me” (Mt 16.24).

Nos dias conturbados em que vivemos, proliferam as ofertas de vida fácil e vantagens materiais. Alguns líderes religiosos apregoam sinais miraculosos e dizem que vão tornar os seus seguidores abastados e livres de doenças. Muitos lhes dão ouvidos porque desejam ver atos poderosos vindos de Deus. No tempo de Jesus não era diferente, como vimos no texto de hoje. Cristo usou o conhecimento prático dos fariseus e saduceus ao observarem as nuvens e prever o tempo para repreendê-los. A falta de conhecimento deles estava relacionada com sua maldade e com a idolatria em que viviam. Não receberiam qualquer sinal, pois se buscassem a Deus de verdade reconheceriam que ele era o Messias.

Jesus falou sobre o “fermento” daqueles homens, mas os discípulos não entenderam o que ele dizia. Pensaram que era porque não tinham trazido pão; esqueceram que Jesus já tinha multiplicado duas vezes este alimento? Ele falava sobre os ensinos perniciosos dos líderes religiosos. O alerta serve também para nossa época complicada e de escassez, quando surgem vários falsos mestres. Eles deturpam a Palavra de Deus e apresentam soluções materiais e sociais aos homens, desviando-os da verdade. Chegam ao ponto de proclamar a ilusão de que o céu é aqui na terra!

Porém, a mensagem de Cristo é bem diferente. A prioridade do ser humano deve ser seu relacionamento com Deus. Se ele está quebrado devido ao pecado, pode ser restaurado pela fé em Jesus. Quem entrega sua vida a ele não deve esperar um caminho fácil. O versículo em destaque nos mostra que isso envolve renúncia e sofrimento. É preciso humildade para que alguém se torne um verdadeiro seguidor de Jesus, pois ele será seu foco principal e assumirá o controle de sua vida. Não é preciso sinal algum para ter fé: Cristo é suficiente! – José Donato Cavalheiro

Bom ensino é aquele que leva até Jesus e mostra como a vida ao seu lado realmente é.

Fonte: https://www.transmundial.com.br/presente-diario/sinais/