O coronavírus chegou, exigindo uma série de mudanças na rotina de todos! A necessidade do afastamento social nos desafiou a buscar novas alternativas para darmos continuidade a nossa missão de formar cidadãos conscientes e críticos, capazes de transformar o mundo.

E este é o momento ideal para transformações… transformar o desânimo em garra e superação; transformar o medo em confiança no Deus que tudo pode; transformar esta experiência num grande aprendizado de cuidado com o próximo, pensando no coletivo em detrimento do individual.

Desde que as autoridades governamentais decretaram a suspensão gradativa das aulas, diretores, coordenadoras, professores e equipe de T.I. e comunicação se mobilizaram para adaptação dos materiais e na busca das melhores plataformas virtuais para dar sequência ao conteúdo pedagógico e manter o vínculo com os alunos.

Nossos alunos continuam aplicados e comprometidos com o seu processo de aprendizagem! A participação nas aulas e atividades comprovam isso.

Agradecemos, sinceramente, aos pais e familiares, a parceria com a escola neste momento atípico, fundamental para o desenvolvimento dos nossos alunos.

Confira o que cada segmento propõe neste período de afastamento social.

Berçário e Minimaternal

Berçário I e II: todas as terças e quintas-feiras, os pais recebem pela agenda virtual, orientações para estimular o desenvolvimento dos bebês, com indicação de atividades e links de músicas apropriadas para esta faixa etária.

Minimaternal I e II: todas as segundas e quartas-feiras, os pais recebem pela agenda virtual, orientações para o desenvolvimento das crianças nos aspectos motores, cognitivos e sensoriais, com indicação de atividades e links de músicas apropriadas para esta faixa etária.
Também recebem materiais de Inglês e Japonês, com áudios e vídeos nos respectivos idiomas.

Infantil e 1º ano

Maternal: conteúdo pela agenda virtual com atividades lúdicas para os pais interagirem com os filhos. Na quarta-feira, por plataforma virtual, a professora se “encontra” com seus alunos para realizarem algumas atividades, como cantar, aprender letras e números, ouvir histórias e roda de conversas. As professoras de Japonês (segunda-feira), Inglês (quarta-feira) e Princípios cristãos (quarta-feira) enviam conteúdo pela agenda virtual.

Jardim I e Jardim II: conteúdo pela agenda virtual e pela plataforma interativa. A professora se reúne com seus alunos para realizar a atividade programada – Jardim II (terça-feira) e Jardim I (quinta-feira). Os professores das aulas extras (exceto Informática) também enviam conteúdos pela agenda, e a cada 15 dias fazem aula interativa pela Plataforma virtual.

1º ano: conteúdo enviado diariamente pela agenda virtual. As professoras se reúnem com seus alunos para aula interativa, pela plataforma online, três vezes por semana para explicação dos conteúdos. Os professores de aulas extras (Ed. Física, Inglês, Japonês, P. Cristãos, Tecnologia e Informação) enviam os conteúdos pela agenda toda semana e os alunos têm aulas interativas a cada 15 dias de Inglês, Japonês e Tecnologia e Informação.
Para o 1ª ano, estão planejadas reuniões individuais (com duração de 10 minutos com cada aluno) pela plataforma online para acompanhar o nível de leitura, escrita e outros conceitos.

Ensino Fundamental I

Para o EF I, organizamos uma nova grade de aulas e os alunos passaram a ter quatro aulas ao dia, com disciplinas diferentes.
Os conteúdos são organizados semanalmente, conforme o Planejamento Anual, e enviados diariamente às famílias, pelo canal de mensagens da agenda virtual.
As ferramentas usadas para cada proposta são diversificadas, buscando facilitar e aproximar o processo de ensino-aprendizado de cada aluno.
Os professores gravam videoaulas, completam os conteúdos com vídeos explicativos e ministram aulas interativas pela Plataforma online.
O contato com os alunos, por meio das aulas interativas, tem sido essencial para manter o vínculo, minimizar a saudade e também para conversar com os colegas e os professores.
Nas videoaulas, os professores incentivam os alunos, passam conteúdos, orientações, informações e reafirmam o quanto são queridos, especiais e capazes.
A parceria família-escola é diária, pela Agenda virtual, os pais recebem apoio, compartilham sugestões e esclarecem as dúvidas com toda a equipe.

Ensino Fundamental II

De repente, uma opção de ferramenta de trabalho torna-se a única para dar continuidade ao trabalho.
Uma nova grade de aulas foi montada e os professores do Fundamental II permanecem online em todas as aulas do horário semanal, pela plataforma virtual.
Para diversificar as estratégias utilizam, como já se fazia presencialmente, o Google Classroom, o Kahoot, Videoaulas, Google forms, atividades de leituras em grupo e treino de pronúncia, aplicativo de escrita musical, além de sites indicados pelos materiais adotados em 2020, seguindo as regras da BNCC e nas competências gerais que foram preestabelecidas.
As 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular: 1. Conhecimento; 2. Pensamento científico, crítico e criativo; 3. Repertório cultural; 4. Comunicação; 5. Cultura digital; 6. Trabalho e projeto de vida; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação; 10. Responsabilidade e cidadania.

Todas as aulas interativas são gravadas para que aqueles que, eventualmente, não conseguirem assistir a aula online possam acessar depois.

Cursos Extracurriculares

Os nossos professores de cursos extracurriculares também estão gravando videoaulas para que os alunos não percam a sequência no aprendizado do instrumento, arte ou esporte.
Alguns professores utilizam a plataforma virtual para ministrarem aula interativa aos alunos.
Os cursos que continuam são: piano, violão, violino, canto, ballet, street dance, judô, futsal, vôlei, taiko, xadrez, badminton e tênis de mesa.